Oradores Convidados

Emio Figueiredo

Enio Pazini Figueiredo

Diagnóstico e reabilitação de estruturas de concreto em estádios da Copa do Mundo FIFA 2014 e em obras das Olimpíadas 2016

Professor catedrático da Universidade Federal de Goiás, Pós-doutorado na Norwegian University of Science and Technlogy (NYNU, Noruega), doutor pela Universidade de São Paulo, especialista em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja (Espanha), doutor Honoris Causa pela Universidade Científica del Perú, pesquisador e formador de profissionais de alto nível (especialistas, mestres e doutores), autor e editor de livros publicados no Brasil e no exterior, publicou mais de 100 artigos em revistas e congressos nacionais e internacionais de grande impacto. Tem atuado como consultor em importantes obras no Brasil e na América do Sul.

luis_carlos.png

Luiz Carlos Pinto da Silva Filho

Melhorias na vida útil e qualidade das construções: 25 anos de pesquisas na UFRGS

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Diretor da Escola de Engenharia (2012-2016). Foi fundador, secretário e presidente da ALCONPAT BRASIL, Presidente e Presidente de Honor da ALCONPAT INTERNACIONAL.
Ao longo de sua carreira tem mais de 40 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 10 livros e capítulos de Livros publicados e mais de 350 artigos publicados em anais de conferências, workshops e seminários. Tem experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia civil, com ênfase nos temas: durabilidade e vida útil de estruturas, patologia das construções, concretos especiais, materiais compósitos e reforço estrutural.


1_joao_appleton.png

João Appleton

Reabilitar edifícios? É cultura!


Investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Membro do Conselho Superior de Obras Públicas e docente convidado em várias universidades, alia uma carreira de investigação com uma prática profissional altamente relevante na área da reabilitação de edifícios antigos, estando o seu nome associado aos grandes projectos de reabilitação realizados em Portugal.

 2_manuela_Salta.png  

Manuela Salta

Particularidades dos materiais metálicos na reabilitação das construções

 

Investigadora Coordenadora do Departamento de Materiais do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, especialista na área da durabilidade e  do comportamento à corrosão do betão armado e dos materiais metálicos na construção (investigação, coordenação de projectos e actividade de consultoria).

 3_Paulo_Helene.png  

Paulo Helene

Lições aprendidas de acidentes e falhas em engenharia de concreto

 

Professor Titular da Universidade de São Paulo, Conselheiro Permanente e Director de Publicações do IBRACON, Presidente de Honra da ALCONPAT Internacional, Membro da Rede PREVENIR, autor e co-autor de livros e artigos científicos, orientador de 29 teses de doutoramento e 44 de mestrado.

 4_Pedro_Borges.png

Pedro Castro Borges

Durabilidade e sustentabilidade

 

Doutor em Engenharia pela Universidade Nacional Autónoma de México e Pós-Doutoramento no Instituto Torroja. Investigador Titular na CINVESTAV-IPN, Unidade de Mérida, México. Editor da Revista ALCONPAT (ISSN 2007-6835) e Director Geral da ALCONPAT Internacional.

 5_Pedro_Terradillos.png  

Pedro Garcés Terradillos

Novos avanços no desenvolvimento de materiais cimentícios condutores multifuncionais

Doutor em Ciências Químicas pela Universidade de Alicante, Espanha, onde é Professor Catedrático nas áreas da Química Aplicada à Engenharia Civil e Patologia. Vice-Presidente Técnico da ALCONPAT Internacional. Autor de 6 livros pedagógicos e de 70 artigos em revistas de elevado factor de impacto. Orientador de 14 teses de doutoramento e responsável de 11 projectos competitivos de investigação.